Ala

Bancos de Dados

A Ala Bancos de Dados, também chamada de "Acervo Virtual", reúne os dados provenientes das pesquisas realizadas pelos investigadores associados / parceiros do museu. Embarcações que trafegaram em águas do Extremo Oriental das Américas, tipos de cargas, tripulação, empresas marítimas, naufrágios, entre outros, todos organizados e subdivididos por área temática. Trata-se de uma ala em constante atualização.

9
PROGRAMAS
Bancos de Dados

Atlas dos Naufrágios - Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

Banco de dados oriundo do Atlas de Naufrágios da Marinha do Brasil. Os dados referentes às embarcações naufragadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte foram compartilhados com o Museu Marítimo EXEA através do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Empresas e Instituições Públicas

O banco de dados "Empresas e Instituições Públicas" do eXEA conta, atualmente, com 27 empresas e instituições públicas, que atuam em 11 áreas distintas, tendo o primeiro registro em 1864 e o último em 1933.
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Suporte à navegação

O banco de dados "Suporte à Navegação" do EXEA conta, atualmente, com 56 estruturas identificadas, listando e descrevendo 2 faróis, 4 armazéns, 9 embarcações, 2 cais, 16 portos e ancoradouros, entre outras, todas localizadas no Extremo Oriental das Américas.
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Barcas & Barcaças

O banco de dados de barcas e barcaças do eXEA conta, atualmente, com 130 embarcações, de pelo menos 11 nacionalidades, provenientes de 8 portos, tendo o primeiro registro em 24 de abril de 1861 e o último registro em 22 de Dezembro de 1923. 
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Outras embarcações

O banco de dados "Outras Embarcações" do EXEA conta, atualmente, com 143 embarcações, de pelo menos 16 tipologias e 10 nacionalidades, provenientes de 10 portos, tendo o primeiro registro em 28 de Fevereiro de 1850 e o último registro em 07 de Setembro de 1933.
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Naufrágios

O banco de dados de naufrágios e achados isolados do EXEA conta, atualmente, com 41 embarcações naufragadas, 5 achados isolados, sendo que 21 destes dados foram obtidos através de entrevistas e em 25, por meio de documentos do período.
SAIBA MAIS
Bancos de Dados

Vapores no Extremo Oriental das Américas

O banco de dados de vapores do EXEA conta, atualmente, com 199 embarcações, de pelo menos 8 nacionalidades, provenientes de 19 portos, pertencentes ou consignadas a 15 empresas distintas, tendo o primeiro registro em 7 de junho de 1850 e o último registro em 23 de Março de 1941. 
SAIBA MAIS
OUTROS PROGRAMAS