Ala Investigação

A Ala Investigação concentra a produção do conhecimento científico. É através de projetos em parcerias com instituições públicas nacionais e estrangeiras e com empresas privadas, que o museu desenvolve suas investigações. Os projetos são divididos, até o momento, por sete linhas de trabalho: história marítima, arqueologia subaquática, arqueologia naval, arqueologia da baleação, direito do mar, direito marítimo e direito portuário.

Ala Bancos de Dados

A Ala Bancos de Dados, também chamada de "Acervo Virtual", reúne os dados provenientes das pesquisas realizadas pelos investigadores associados/parceiros do museu. Embarcações, tipos de cargas, tripulação, empresas marítimas, naufrágios, entre outros, todos organizados e subdivididos por área temática. Até o momento, o acervo virtual totaliza mais de 900 páginas geradas a partir dos Bancos de Dados.

Alas

Buscando semelhanças com um museu físico, mas tendo a consciência de que não proporcionaremos as mesmas experiências que esse tipo de museu fornece ao seu visitante, o Museu Virtual Marítimo EXEA encontra-se dividido por Alas, sendo elas: Ala Investigação, Ala Banco de Dados, Ala Educação e Editora EXEA.

Ala Educação

Entendemos que através da educação patrimonial é possível construir uma sociedade mais consciente da importância da preservação da memória coletiva, por isso criamos a Ala Educação. Tendo como tema o patrimônio cultural marítimo, através de projetos construídos e executados com parceiros institucionais, o Museu Marítimo EXEA promove ações que visam a educação patrimonial a partir do Extremo Oriental das Américas.

Editora EXEA

A Ala Editora EXEA assume um posicionamento para atender a um dos objetivos do Museu que é a divulgação das pesquisas realizadas pelos investigadores associados / parceiros do museu, tanto para a comunidade científica, como para a sociedade lusófona como um todo. Artigos, livros, resumos, banners, documentários, entre outros, em meio físico ou digital, desde que se possa levar até a sociedade o conhecimento produzido sobre patrimônio cultural marítimo.