Ala

Investigação

O Museu Marítimo EXEA tem realizado investigações científicas e trabalhado na construção de programas de pesquisas, através de parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, com o intuito de conhecer o patrimônio cultural marítimo no e a partir do Extremo Oriental das Américas, promovendo o seu resgate e salvaguarda.

PROGRAMAS

História marítima

Nesta linha de pesquisa será trabalhado o resgate da história marítima à partir do Extremo Oriental das Américas, indo da ocupação europeia (séc. XVI) ao século XX.

Arqueologia Subaquática

Identificação dos naufrágios ocorridos no Extremo Oriental das Américas, estado de conservação, registro por imagens (vídeos e fotogrametria) e realização de projetos de pesquisas.

Arqueologia Naval

Pesquisa com enfoque na caracterização da navegação marítima no Extremo Oriental das Américas da ocupação europeia no século XVI ao século XX.

Arqueologia da baleação

Realizar o levantamento arqueológico terrestre e subaquático/úmido, identificando e reconstituindo a planta da indústria da baleia em Costinha / PB.
OUTROS PROGRAMAS