

Atlas de Naufrágios
Marinha do Brasil
ORIGEM DOS DADOS
Atendendo a solicitação de pesquisa do Museu Marítimo EXEA, o Chefe do Departamento de História, pertencente a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Paulo Castro, transmitiu as informações referentes às embarcações naufragadas na costa dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os dados em questão fazem parte do Projeto Atlas dos Naufrágios de Interesse Histórico da Costa do Brasil.


278
Número total de embarcações naufragadas no Atlas para os três Estados (PE, PB e RN).
123
Número total de embarcações naufragadas para Pernambuco.
59
Número total de embarcações naufragadas para Paraíba.
96
Número total de embarcações naufragadas para Rio Grande do Norte.
Embarcações naufragadas
O Atlas e o Museu EXEA
O "Projeto Atlas dos Naufrágios de Interesse Histórico da Costa do Brasil" tem como um dos principais objetivos "fornecer subsídios que permitam aos navios da Marinha voltados às atividades de patrulhamento ou inspeção naval fiscalizarem, de maneira mais efetiva, locais passíveis de serem encontrados cascos ou destroços de naufrágios de interesse histórico, coibindo a ação de embarcações suspeitas de apoiarem atividades ilegais de remoção, pesquisa ou exploração desses bens" (Bittencourt et al., 2018, p. 106).
Na primeira fase do projeto, destinada as investigações para levantamento dos dados, definiu-se o recorte temporal partindo do início do século XVI e terminando no ano de 1950. Ao todo o projeto levantou 2.125 embarcações naufragadas de interesse histórico, sendo que 278 destas estão disponíveis para consulta no Museu EXEA.
Devido as diferenças metodológicas entre as pesquisas do Atlas e as do Museu Marítimo EXEA, fora decidido criar bancos exclusivos para esses dados.