Maré Vermelha - Sessão I

No século XX, da década de 1910 a década de 1980, um rastro de sangue se formava entre os locais da pesca da baleia e a indústria baleeira na Paraíba.

De forma inquestionável esta atividade foi proibida no Brasil. Mas qual era a visão do pescador sobre a baleação?

Através do depoimento de um dos profissionais que trabalharam em funções diversas nesta atividade, vamos conhecer um pouco dessa visão.

Status
Em breve
Data de lançamento / previsão
01Set2021
OUTRAS EXPOSIÇÕES
Lançada

A costa nordestina no Brasil holandês

A partir de algumas das obras de Frans Post ilustramos essa exposição virtual em que abordamos as impressões dos holandeses sobre a costa nordestina.
leia mais
Em breve

Parahyba & a Exportação Indireta

Na segunda metade do século XIX a Paraíba chegou a um dos seus melhores momentos econômicos. Contudo, poderia ter alcançado um resultado melhor se não fosse a Exportação Indireta.
leia mais
Lançada

Profissionais do Mar no Extremo Oriental das Américas - 1850-1950

Trabalhar no mar e para o mar exige mais que derramar suor, o sol escaldante sobre a cabeça, o "chão" que não para de se mexer, os turnos curtos de descanso, o cheiro do carvão a queimar, as mãos calejadas dos cabos, o baixo salário, as incertezas sobre a volta pra casa.
leia mais
Em breve

Identidade, cultura e pesca artesanal em Cabedelo

Da ausência das velas ao carro de geladeira. As transformações da cultura material ribeirinha, na foz do rio Paraíba do Norte, em Cabedelo.
leia mais
+ programas