do Amanhã

Iniciação Científica

Sobre o programa

Construindo futuros pesquisadores

Mantendo a filosofia da construção de futuros adultos conscientes da importância da preservação da memória marítima através do conhecimento dos patrimônios material e imaterial referentes a mesma, o Museu Marítimo EXEA pretende estimular em alunos do Ensino Médio o desejo pela investigação científica.

Desta maneira, através do ensino da metodologia científica, os alunos-participantes aprenderão a construir um projeto de pesquisa, desenvolverão o trabalho e o resultado será apresentado na forma de um artigo em uma seção especial que leva o mesmo nome do programa: "Investigadores do Amanhã".

Participe do programa

Entre em contato conosco e marque uma reunião virtual para falarmos mais do programa e fazermos uma parceria para a promoção da iniciação científica.

As respostas que você precisa

A primeira condição é estar matriculado no Ensino Médio. Além disso, o aluno-participante deve ter idade entre 14 e 18 anos. A recomendação é que o aluno não esteja cursando o 3º Ano do Ensino Médio, tendo em vista o ENEM.

Quais são os requisitos?

A instituição de ensino entra em contato com o Museu EXEA fazendo uma parceria pontual, destinada apenas ao programa.

Como participar?

A instituição que desejar fazer parceria com o Museu pode ser pública ou privada.

A instituição deve ser pública ou privada?

Não há qualquer custo para as instituições parceiras, nem para os alunos participantes.

Qual o custo?

Os professores da área de história, geografia, filosofia e sociologia da instituição parceira.

Quem pode orientar?

O projeto será construído em conjunto, Museu, professor e aluno. A cada 15 dias, haverá uma reunião  virtual de uma hora entre o professor, aluno e o Museu.

Qual a dinâmica?

A culminância do projeto é a publicação do artigo na seção especial "Investigadores do Amanhã". No intervalo máximo de dois anos, o Museu pretende lançar uma revista digital com a seleção dos melhores artigos.

Qual o resultado?