
Naufrágios e Achados isolados
Banco de dados
Vestígios que guardam histórias
O Bancos de Dados Naufrágios do Museu EXEA é formado por embarcações naufragadas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina, bem como de achados isolados ligados ao patrimônio marítimo. As pesquisas iniciais foram realizadas entre os anos de 1850 - 1950, tendo como principal fonte de dados os jornais desse período, que trouxeram ricas contribuições e entrevistas com mergulhadores e pescadores locais. É importante salientar, que para os dados obtidos pelas entrevistas é difícil precisar a cronologia do naufrágio. O oposto ocorre com os dados provenientes de jornais do período, que traziam as informações mais detalhadas e com apenas dois a três dias após o naufrágio. Os dados relativos ao estado de Santa Catarina compreendem o período de 1850-1900.


156
Número de embarcações naufragadas identificadas nas pesquisas do Museu.
151
Número referente às embarcações naufragadas identificadas em ambiente marinho na Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina.
5
Achados localizados em ambientes marinho e terrestre fora do contexto de algum sítio, como um naufrágio ou fortaleza.
Pesquisadores
[Naufrágios Paraíba] Prof. Dr. Ticiano Alves
[Naufrágios Pernambuco] Adv. Esp. Giovanna Wanderley
[Naufrágios Rio Grande do Norte] Adv. Esp. Giovanna Wanderley
[Naufrágios Santa Catarina] Arqueólogo Daniel Réquia
Fonte documental central
Hemeroteca da Biblioteca Nacional Brasileira
Outras fontes
[Naufrágios Paraíba] Entrevistas com mergulhadores e pescadores
Mapas
[Naufrágios Paraíba] Construídos pelo Instituto Politécnico de Tomar - IPT / Portugal em parceria com o Museu Marítimo EXEA.