TIPO

Naufrágio

Profundidade

s.i.

SUBSTRATO

s.i.

CRONOLOGIA

12 de outubro de 1864

DESCRIÇÃO

Brigue sueco, carregado de carvão com destino a Singapura. Toda a tripulação foi salva e toda carga fora perdida.

FONTE(s)

O PUBLICADOR. Noticiário. Parahyba do Norte. 13 de Out. 1864. 4 f., p. 2. Disponível em: <"http://goo.gl/zR7RU7">. Acesso em: 07 jul. 2016.

O PUBLICADOR. Noticiário. Parahyba do Norte. 14 de Out. 1864. 4 f., p. 2. Disponível em: <"http://goo.gl/Gmght6">. Acesso em: 07 jul. 2016.

LOCAL

Ao sul de Cabo Branco. Arrecifes da Penha.

GRAU DE INTEGRIDADE

s.i.

ANOTAÇÕES

AMBIENTE DO SÍTIO

Marinho

[Fonte 1] Transcrição: "A.F. Stromberg, capitão do brigue sueco A.O. Anderson, naufragado nos arrecifes da Penha, faz leilão de uma lancha, um bote e do casco do dito navio, tudo no estado em que se achar, na porta d'anfandega e em presença do vice consul da Suécia, amanhã ao meio dia. Parahyba 12 de outubro de 1864". [Fonte 2] De acordo com jornal "O Publicador", dia 14 de outubro, a embarcação encalhou no "picão dos baixos do Cabo Branco, distante desta capital 4 légoas, um brigue sueco, cuja tripulação vendo o navio perdido, saltou para terra, fez o Dr. Chefe de Polícia na mesma occasião partir para aquelle lugar o subdelegado do 1º distrito da capital acompanhado de 3 praças montadas para montar às providências necessarias, e informar-lhe tudo quanto houvesse com brevidade."

A. O. Anderson