O Brasil e suas relações com a recém-unificada Alemanha

Tendo desde meados do século 19 sido um dos principais destinos da imigração alemã (especialmente para a região Sul e Sudeste), devido a fatores como o fim gradual da escravidão, o Brasil a muito tempo, tinha relações comerciais com os estados alemães livres, como Hannover, Hamburgo e Bremen. Estas relações cresceram após a unificação alemã em 1871, bem como a imigração: cada vez mais se vê alemães em território brasileiro, trabalhando das mais diversas formas, desde diplomatas, engenheiros até trabalhadores braçais, camponeses, operários, oficiais e marinheiros através das companhias de navegação.

Os intercâmbios entre os dois países crescem também na área militar: as forças armadas brasileiras agora sob regime republicano observam a eficácia militar alemã, especialmente após a retumbante vitória sob a França na Guerra Franco Prussiana. Armamentos, equipamentos e mesmo os uniformes militares alemães passam a fazer parte do cotidiano do Exército e da Marinha do Brasil. Navios de guerra alemães visitam o litoral brasileiro com grande frequência, especialmente em missões diplomáticas, em uma demonstração de respeito e cordialidade entre os governos alemão e brasileiro.

O Brasil, como grande exportador de matérias-primas (ou commodities), especialmente de Café, Algodão, Açúcar, Couros, Óleos, Carnes entre outros passa a ter grande aceitabilidade pelo “faminto” mercado alemão em plena expansão. Maquinários, Navios, Tecnologia e Químicos alemães adentram cada vez mais o mercado brasileiro. As companhias de navegação alemãs se fazem presentes cada vez mais e os agentes de companhias na virada do século 20 estão presentes em praticamente todos os estados da federação, incluindo a Paraíba.

A navegação mercante em tempos de guerra

Seção II

MUSEUEXEA

Pesquisar, Preservar e Educar

Informações

Nº. SNIIC: SP-21484

CNPJ: 41.485.112/0001-67

Contatos

(83) 9638-1697

contato@museuexea.org

Av. Governador Argemiro de Figueiredo, n°210 - Sala 001 - 58.037-030 - CXPST: 192

© 2021 Por Museu Virtual Marítimo EXEA. Created on Editor X.

© Museu EXEA

Fique
Informado

Receba nosso boletim informativo semanal.

Obrigado pelo envio!

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo a partir do Extremo Oriental das Américas.

Contate-nos

Entre em contato conosco. Retornaremos com a maior brevidade. Bons ventos!

Obrigado pelo envio!