May 13, 2021
O Museu Marítimo EXEA recebe dados do Projeto Atlas dos Naufrágios.

Através de contatos estabelecidos com a Marinha do Brasil pela Dra. Giovanna Wanderley e, posteriormente, pelo Dr. Ticiano Alves, ambos do Museu Marítimo EXEA, em atendimento a solicitação de pesquisa, o Chefe do Departamento de História, pertencente a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Paulo Castro, transmitiu informações referentes às embarcações naufragadas na costa dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os dados em questão fazem parte do Projeto Atlas dos Naufrágios de Interesse Histórico da Costa do Brasil.

Devido as diferenças metodológicas entre as pesquisas do Atlas e as do Museu Marítimo EXEA, fora decidido criar bancos exclusivos para esses dados, que já estão disponíveis para consulta.

Agradecemos a Marinha do Brasil pela imensa contribuição para o enriquecimento e aprofundamento do conhecimento em torno do patrimônio cultural marítimo. O Museu Marítimo EXEA segue firme na promoção do conhecimento das relações humanas com o Atlântico e esses dados irão contribuir com a nossa missão.

Dedicamos um agradecimento especial ao Comandante Ricardo Guimarães, responsável pela Divisão de Arqueologia Subaquática da Marinha do Brasil , que se empenhou em separar os dados para que chegassem até o Museu EXEA.

Consulte!

apoie o museu exea

FAÇA PARTE DO MUSEU
MARÍTIMO EXEA