Sobre

O Museu Marítimo EXEA

Resgatando a memória cultural marítima

O Museu

O Museu Virtual Marítimo do Extremo Oriental das Américas é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público 24h, que através da investigação, promove a conservação, comunicação e exposição dos patrimônios material e imaterial associados à relação do ser humano com o Atlântico a partir do Extremo Oriental das Américas, tendo por finalidade a educação, o estudo e o deleite.
CONTATE-NOS
+ Museu

Nossa Missão

Promover o conhecimento das relações humanas com o Atlântico a partir do Extremo Oriental das Américas, tendo como enfoque a preservação, comunicação e as diversas formas de expressões do patrimônio cultural marítimo que foram essenciais à formação da memória marítima da região.
CONHEÇA

Algumas de Nossas ações

Temos diversos projetos que estão em execução e outros que estarão sendo ativados ao fim da pandemia.
EQUIPE

Staff

Diretora executiva | fundadora
Raphaella Belmont Alves

Paraibana, Licenciada em Letras Língua Portuguesa (UFPB) e Mestra em Literatura Clássica (Universidade de Coimbra / Portugal).

Diretora técnica | Fundadora
Camila Rios Ribeiro

Carioca, licenciada em Artes (UFES) e Bacharel em Direito (UNIVIX), Mestra em História com especialização em Museologia (Universidade de Coimbra / Portugal).

COORDENADOR DE PESQUISAs | FUNDADOR
Ticiano Alves

Mineiro, Bacharel em Engenharia de Pesca pela UFRPE, Mestre em Recursos Hídricos pela UFPE, Especialista em Arqueologia Subaquática (IPT / Portugal) e Doutor em Arqueologia (Universidade de Coimbra / Portugal).

DiRETORA JURÍDICA E DE RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS
Giovanna Wanderley

Advogada nas áreas marítima e portuária. Secretária Adjunta do GAM-Nordeste da Década do Oceano - Brasil (MCTIC), Pesquisadora no Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA/UFPE) e Núcleo de Estudos Avançados em Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável da PUC-PR.

pesquisador ASSOCIADO
George Henrique

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (PPGH-UFPB). Pesquisador de História Militar, com recorte histórico nos séculos XIX e XX, abordando a perspectiva militar na Paraíba em consonância com a História Militar Brasileira. Autor de artigos sobre a Paraíba na Guerra do Paraguai e nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Escreve artigos para o diário oficial do estado (A União).

pesquisador ASSOCIADO
Leandro Vilar Oliveira

Doutor em Ciências das Religiões (UFPB), Mestre em História e Cultura Histórica (UFPB), membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE). Possui estudos publicados sobre a Paraíba no Domínio holandês, além de realizar pesquisas sobre o Brasil Colonial e o Brasil holandês.

EQUIPE

Pesquisadores parceiros

Pesquisadora parceira
Alexandra Figueiredo

Portuguesa, Graduada em Arqueologia (Universidade de Coimbra / Portugal), Mestra em Computer Applications in Archaeology (Gotland University College / Suécia), Doutora em Arqueologia (Universidade do Porto / Portugal). Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Tomar - IPT / Portugal.

Pesquisador parceiro
Daniel Réquia

Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Pós-Graduado em Arqueologia pela Faculdade Capivari (FUCAP), Pós-graduando em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) - Tem experiência na área de Arqueologia Acadêmica e Preventiva. Atuando mais nas linhas de pesquisa da Arqueologia Pré-Histórica e Histórica.

pesquisador parceiro
Eduardo Moleiro

Bacharel em História com Habilitação em Patrimônio Cultura (Universidade Católica de Salvador), Especialização em andamento em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial (IPT / Portugal). Atua como arqueólogo de campo desde 2017 e, desde fevereiro de 2021, como supervisor de campo no Reino Unido e na República da Irlanda.

designers

Criadores da marca

CAIO MATHEUS

Fashion Blogger

22 anos, técnico em Programação de Jogos Digitais pelo IFRN Campus Ceará - Mirim, atualmente, graduando em Design Gráfico, no IFPB Campus Cabedelo.

Behance

PALOMA VITURINO

Fashion Blogger

Paloma Viturino, 23 anos, natural da cidade de Cabedelo, Paraíba. Aluna do curso superior de Design Gráfico pelo Instituto Federal da Paraíba.

Behance

LAURA SIQUEIRA

Fashion Blogger

Laura Siqueira Lopes, 22 anos, residente da cidade de Itaquaquecetuba, São Paulo. Estudante de design gráfico no Instituto Federal da Paraíba.

Behance

ANDRÉ LUCAS

Fashion Blogger

André Lucas 22 Anos, técnico em Meio ambiente pelo IFPB - Campus Cabedelo. Graduando em Design Gráfico pelo Instituto Federal da Paraíba.

Behance
apoie o museu exea

FAÇA PARTE DO MUSEU
MARÍTIMO EXEA