O Museu

EXEA

O Museu Virtual Marítimo do Extremo Oriental das Américas é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público 24h, que através da investigação, promove a conservação, comunicação e exposição dos patrimônios material e imaterial associados à relação do ser humano com o Atlântico a partir do Extremo Oriental das Américas, tendo por finalidade a educação, o estudo e o deleite.

Nossa

Missão

Promover o conhecimento das relações humanas com o Atlântico a partir do Extremo Oriental das Américas, tendo como enfoque a preservação, comunicação e as diversas formas de expressões do patrimônio cultural marítimo que foram essenciais à formação da memória marítima da região.

Nossa

Visão

Transformar a mentalidade da sociedade brasileira em torno da importância da conservação do patrimônio cultural marítimo, preservando a memória vinculada a este e incutindo uma identidade enraizada no Atlântico.

Nossos Fundadores.

Tudo que existe hoje tem uma história. A das nossos fundadores começa em Coimbra, quando se conheceram em setembro de 2014. De lá até aqui, algumas águas turbulentas, mas muitas vitórias. E o Museu EXEA é uma dessas vitórias.

Diretora Executiva
Raphaella Belmont
Alves
Raphaella Belmont
Alves

Paraibana, Licenciada em Letras Língua Portuguesa (UFPB) e Mestra em Literatura Clássica (Universidade de Coimbra / Portugal).

Diretora Técnica e Coordenadora de Ensino
Camila Rios
Ribeiro
Camila Rios
Ribeiro

Carioca, licenciada em Artes (UFES) e Bacharel em Direito (UNIVIX), Mestra em História com especialização em Museologia (Universidade de Coimbra / Portugal).

Coordenador de Pesquisas
Ticiano Alves
Ticiano Alves

Mineiro, Bacharel em Engenharia de Pesca pela UFRPE, Mestre em Recursos Hídricos pela UFPE, Especialista em Arqueologia Subaquática (IPT / Portugal) e Doutor em Arqueologia (Universidade de Coimbra / Portugal).

Giovanna Wanderley
Diretora Jurídica e de Relações Interinstitucionais

Advogada nas áreas marítima e portuária. Secretária Adjunta do GAM-Nordeste da Década do Oceano - Brasil (MCTIC), Pesquisadora no Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA/UFPE) e Núcleo de Estudos Avançados em Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável da PUC-PR.

Giovanna Wanderley

Leandro Vilar Oliveira
Coordenador da Editora EXEA

Doutor em Ciências das Religiões (UFPB), Mestre em História e Cultura Histórica (UFPB), membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE). Possui estudos publicados sobre a Paraíba no Domínio holandês, além de realizar pesquisas sobre o Brasil Colonial e o Brasil holandês.

Leandro Vilar Oliveira

Juliana Rios
Diretoria de Planejamento | Fundadora

Carioca, Bacharel em Administração (MULTIVIX) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFES), Pós graduada em Gestão Financeira, Controladoria, Perícia e Auditoria(MULTIVIX) e Extensão universitária em formação de gestores e de formuladores de políticas públicas de trabalho(UFES).

Juliana Rios

George Henrique
Pesquisador Associado

Mestre em História pela UFPB. Pesquisador de História Militar, com recorte histórico nos séculos XIX e XX, abordando a perspectiva militar na Paraíba em consonância com a História Militar Brasileira. Autor de artigos sobre a Paraíba na Guerra do Paraguai e nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

George Henrique

Alexandra Figueiredo
Coordenadora do Acordo de Cooperação com o IPT/Portugal

Portuguesa, Graduada em Arqueologia (Universidade de Coimbra / Portugal), Mestra em Computer Applications in Archaeology (Gotland University College / Suécia), Doutora em Arqueologia (Universidade do Porto / Portugal). Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Tomar - IPT / Portugal.

Alexandra Figueiredo

Daniel Réquia
Pesquisador Associado

Possui Graduação em História pela UFFS, Pós-Graduado em Arqueologia pela Faculdade Capivari (FUCAP), Pós-graduando em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) - Tem experiência na área de Arqueologia Acadêmica e Preventiva.

Daniel Réquia

Flavia de Figueiredo Brazil
Associada

Advogada, com sólidos conhecimentos em rotinas de departamentos jurídicos e administrativos, atuando durante sua carreira como Assessora direta da Diretora de Marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Assessora Especial na Secretaria de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, Assessora de Projetos e Chefe de Gabinete na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Flavia de Figueiredo Brazil

Jardel Stenio
Pesquisador associado

Bacharel em Arqueologia pela UFPI, Mestrando em Ciências Marinhas com especialização em Oceanografia - UNEATLÂNTICO (Cantábria, Espanha), Pós-Graduando em Arqueologia Subaquática (IPT/UAL). Atua na área de Arqueologia Náutica, Marítima, Subaquática e Licenciamento Ambiental. Possui pesquisas em andamento com Naufrágios depositados em Águas Rasas de Ambientes Deltaico-Estuarinos do Atlântico Nordeste Ocidental e do Oceano Austral, na península de Ilhas Shetland do Sul, Antártica.

Jardel Stenio

Eduardo Moleiro
Pesquisador Parceiro

Bacharel em História com Habilitação em Patrimônio Cultura (Universidade Católica de Salvador), Especialização em andamento em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial (IPT / Portugal). Atua como arqueólogo de campo desde 2017 e, desde fevereiro de 2021, como supervisor de campo no Reino Unido e na República da Irlanda.

Eduardo Moleiro

Conheça nossa equipe e parceiros.

Todo esse trabalho para manter o Museu Virtual Marítimo EXEA a pleno vapor não seria possível sem uma equipe incrível e dedicada. Também temos parceiros que estiveram conosco desde o começo, quando o Museu EXEA ainda era um projeto em fase de testes. Além destes, outros parceiros se juntaram e com certeza essa comunidade vai crescer ainda mais.

MUSEUEXEA

Pesquisar, Preservar e Educar

Informações

Nº. SNIIC: SP-21484

CNPJ: 41.485.112/0001-67

Contatos

(83) 9638-1697

contato@museuexea.org

Av. Governador Argemiro de Figueiredo, n°210 - Sala 001 - 58.037-030 - CXPST: 192

© 2021 Por Museu Virtual Marítimo EXEA. Created on Editor X.

© Museu EXEA

Fique
Informado

Receba nosso boletim informativo semanal.

Obrigado pelo envio!

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo a partir do Extremo Oriental das Américas.

Contate-nos

Entre em contato conosco. Retornaremos com a maior brevidade. Bons ventos!

Obrigado pelo envio!