top of page

Através dos levantamentos realizados pelo Professor Doutor Ticiano Alves, entre os anos de 2014 e 2018, fora possível identificar 41 embarcações naufragadas e 5 achados isolados na Paraíba. Os resultados foram baseados em documentos históricos, como jornais e relatórios de governo de 1850 à 1950, e também por meio de entrevistas com mergulhadores e pescadores locais.

OBJETIVO //

Realização de trabalhos de prospecção arqueológica em meio subaquático na costa a partir do Extremo Oriental das Américas.

Desenvolvimento //

Utilizando-se dos dados obtidos entre 2014-2018 serão criados projetos de prospecções arqueológicas partindo das embarcações que possuem maior riqueza de informações, principalmente no que diz respeito a localização.​

Fotogrametria 3D //

Para cada embarcação naufragada identificada, a Ala EXEA Investigação realizará, além dos registros visuais por meio de vídeos, a digitalização 3D via fotogrametria, produzindo modelos tridimensionais que facilitarão os estudos em terra.

Arqueologia Subaquática

Identificação de naufrágios ocorridos na costa brasileira.

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.

bottom of page