top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Espanha

Cidade / Região

Cádiz / Cádiz / Andaluzia

Data da construção

A fortaleza principal data de 1706, erguida sobre estruturas anteriores que incluíam uma capela de 1457 e uma atalaia muçulmana. O malecón que liga o ilhéu à cidade foi construído em 1860. O farol atual data de 1908. A construção da fortaleza em 1706, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, indica uma resposta direta às necessidades defensivas criadas por esse conflito e à importância de Cádiz como base naval e comercial estratégica para a nova dinastia Bourbon.

Estado de conservação

Declarado Bien de Interés Cultural (BIC) com a categoria de Monumento (código RI-51-0007575) em 1985/1993. Encontra-se aberto a visitas gratuitas (pelo menos temporariamente).

Latitude e Longitude

36°31'40"N 6°18'55"W

Características principais

Fortaleza localizada num pequeno islhéu num dos extremos da praia de La Caleta. Segundo a tradição clássica, o local albergava o Templo de Kronos. O recinto fortificado possui planta irregular e defendia o flanco norte da cidade. Faz parte do sistema defensivo da Caleta, juntamente com o Castelo de Santa Catalina e outros baluartes. No seu interior destaca-se o farol de 1908, com estrutura de ferro projetada por Rafael de la Cerda, considerado o segundo farol elétrico de Espanha. A instalação deste farol moderno dentro da fortaleza histórica, similar a outros casos como o Forte de Esposende, demonstra a adaptação de estruturas militares obsoletas para funções de auxílio à navegação no início do século XX. Atualmente, parte das instalações alberga um Laboratório de Investigação Marinha da Universidade de Cádiz.

Fonte(s)

ESPANHA. Ministerio de Cultura. Consulta a la base de datos de bienes inmuebles. [Online]. Disponível em: https://www.cultura.gob.es/cultura/patrimonio/bienes-culturales-protegidos/consulta-de-bienes-inmuebles.html. Acesso em: 30 de Abril de 2025.

JUNTA DE ANDALUCÍA. Consejería de Cultura y Deporte. Visitas al Castillo de San Sebastián. Agenda Cultural de Andalucía. [Online]. Disponível em: https://www.juntadeandalucia.es/cultura/agendaculturaldeandalucia/evento/visitas-al-castillo-de-san-sebastian. Acesso em: 30 de Abril de 2025.

JUNTA DE ANDALUCÍA. Consejería de Cultura y Patrimonio Histórico. Guía Digital del Patrimonio Cultural de Andalucía. [Online]. Disponível em: https://guiadigital.iaph.es/bien/inmueble/400/cadiz/cadiz/castillo-de-san-sebastian. Acesso em: 30 de Abril de 2025.

Castillo de San Sebastián (Cádiz)

Castillo / Fortaleza

bottom of page