Atlanticus

Revista do Museu EXEA

O escopo

A Revista Atlanticus do Museu Marítimo do Extremo Oriental das Américas (EXEA), consiste num periódico especializado no estudo do Oceano Atlântico, o segundo maior oceano da Terra, cujas águas banham as costas das Américas, Europa e África, indo da Groelândia à Terra do Fogo. Partindo da concepção de Fernand Braudel para o estudo do Mar Mediterrâneo, não apenas enxergando-o como uma mera localidade, mas tratando-o como uma dimensão espaço-temporal de eventos e um agente histórico, trazemos suas ideias para se estudar o Atlântico, suas costas, ilhas, baías e rios, através das áreas da História, Arqueologia, Museologia, Patrimônio e Direito Marítimo.

Abordando temas sobre viagens, expedições, navegações, territorialidade, fronteiras, cartografia, política, guerra, marinha, economia, pesca, comércio, cultura, imaginário, sociedade, migração, escravidão, arqueologia submarina, náutica e naval; patrimônio marítimo, direito marítimo e outros temas específicos a serem definidos em dossiês.

Dessa forma, a Revista Atlanticus do Museu Marítimo EXEA, procura reunir contribuições de diferentes estudiosos que possam colaborar para o desenvolvimento de pesquisas e estudos que expandam o conhecimento histórico, arqueológico, museológico e legal que se possui sobre o Oceano Atlântico ao longo da História.

Periodicidade e previsão para 2022

Ano 1, n. 1 = chamadas abertas de outubro a 15 de abril de 2022

  • Lançamento previsto para junho de 2022

 

Ano 1, n. 2 = Dossiê: Bicentenário da Independência do Brasil

  • Edital de chamada para abril de 2022

  • Previsto para ser lançado em novembro ou dezembro de 2022

Forma de submissão

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.