País
Espanha
Cidade / Região
Baiona / Pontevedra / Galiza
Data da construção
O local é conhecido como recinto amuralhado há mais de 2000 anos (possivelmente um castro). A fortaleza atual foi configurada entre os séculos XI e XVII.
Estado de conservação
Declarada Monumento Histórico Artístico Nacional e Conjunto de Interés Histórico Artístico. Considerada Bien de Interés Cultural (BIC). A fortaleza é visitável durante todo o ano. As muralhas e torres estão conservadas. O interior é ocupado pelo Parador.
Latitude e Longitude
42°07'31"N 8°50'55"W
Características principais
Imponente fortaleza que ocupa a totalidade da península de Monte Boi (18 hectares), rodeada por três quilómetros de muralhas. Possui três torres principais: a Torre do Relógio (na entrada, com sino de alarme), a Torre de la Tenaza (a leste, defendendo o porto com artilharia) e a Torre del Príncipe (na parte mais oriental, servia de farol e ostenta três escudos: Austrias, Sotomaior e da cidade). O acesso faz-se por quatro portas. A fortaleza foi um ponto estratégico crucial na defesa da vila e da ria. Após a chegada da caravela Pinta a Baiona em 1493 com a notícia do descobrimento da América, os Reis Católicos ordenaram que a vila se estabelecesse dentro do recinto amuralhado, concedendo-lhe Carta Puebla. No interior das muralhas encontra-se atualmente o Parador Nacional Conde de Gondomar, inaugurado em 1966. Existe também um monumento alusivo ao Encontro entre Dois Mundos, de 1993.
Fonte(s)
AJUNTAMENT DE BAIONA. Patrimonio cultural y etnográfico. [Online]. Disponível em: https://www.baiona.gal/patrimonio-cultural-y-etnografico/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
BLUSCUS. Parador de Baiona: el Castillo de Monterreal. [Online]. Disponível em: https://bluscus.es/parador-de-baiona-el-castillo-de-monterreal/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
MEETRURAL. Fortaleza de Monterreal. [Online]. Disponível em: https://meetrural.com/buscador/fortaleza-monterreal. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
UNSALTOAGALICIA. Qué ver en Baiona: 6 lugares que no te puedes perder. [Online]. 16 dez. 2024. Disponível em: https://unsaltoagalicia.com/que-ver-en-baiona/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.