top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Brasil

Cidade / Região

Vitória (ES)

Data da construção

Uma estrutura improvisada data de 1592. Foi reedificado entre 1678-1682. Uma estrutura classificada como fortaleza foi construída em 1726. Transformado em fortificação com paredes de pedra a partir de 1767.

Estado de conservação

Registrado como em mau estado em 1847. Desativado em 1888. Atualmente, sobre os vestígios remanescentes do forte, foi erguida a sede social do Clube de Regatas Saldanha da Gama.

Latitude e Longitude

20°19'10.1"S 40°19'28.6"W

Características principais

Localizado originalmente no morro do Vigia, este forte foi importante na defesa inicial de Vitória contra ataques como o de Thomas Cavendish. Inicialmente uma estrutura de madeira e terra, foi sendo alterada e ampliada ao longo dos séculos. No século XVIII, plantas mostram que a fortificação possuía um formato irregular de meio heptágono, conservando esse padrão até o final do XIX, quando foi desativado em 1888 e anexado à propriedade da Chácara do Bispo. Sua estrutura foi quase que totalmente alterada após funcionar como cassino e depois sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama em 1931, ganhando três andares e o aspecto de um casarão.

Fonte(s)

GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.

IPATRIMONIO. Vitória – Forte São João. iPatrimonio, [s.d.]. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/vitoria-forte-sao-joao/. Acesso em: 20 abr. 2025.

bottom of page