País
Portugal
Cidade / Região
Angra do Heroísmo, Região Autónoma dos Açores, Portugal, Europa
Características do Museu
Um importante museu regional instalado no antigo Convento de São Francisco. Possui extensas coleções que cobrem a história da Ilha Terceira e dos Açores, com uma secção significativa dedicada à história marítima, refletindo o papel crucial dos Açores como encruzilhada no Atlântico.
Tipo de acervo
As coleções incluem etnografia marítima, instrumentos de navegação, cartografia, modelos de navios e artefactos de naufrágios encontrados nas águas ao redor das ilhas.
Tamanho do acervo
Sem informação
Principais exposições
A principal exposição de longa duração intitula-se "Do Mar e da Terra... uma história no Atlântico", que constitui a narrativa central do museu.
Observações
O museu foi fundado em 1949 e instalado no seu local atual em 1969. A cidade de Angra do Heroísmo é Património Mundial da UNESCO, em grande parte devido à sua importância durante a Era dos Descobrimentos.
Fonte(s)
MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO. Museu em Arquivo – 70 anos de imagens. Angra do Heroísmo: Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital. Disponível em: https://museu-angra.cultura.azores.gov.pt/exhibitions/museu-em-arquivo-70-anos-de-imagens/. Acesso em: 29 maio 2025.