31 anos de abertura da Fortaleza de Santa Catarina à visitação

31 anos de abertura da Fortaleza de Santa Catarina à visitação

Sylvia Brito

23 de março de 2022 14:30:00

Nesta semana completam-se 31 anos que o Forte de Cabedelo foi aberto à visitação pública. O evento em comemoração será realizado de forma virtual, na próxima quinta e sexta, pelo canal do Youtube “Musica é da Rua”.

O Forte de Cabedelo (ou Fortaleza de Santa Catarina) tem uma história sui generis. A construção primitiva da fortificação data de 1585. Essa primeira edificação, destruída pelos indígenas, foi reconstruída em 1592. No início do século 17, o Forte de Cabedelo foi considerado um vetor militar fundamental para o planejamento defensivo espanhol para o Atlântico sul.


Tombada pelo IPHAN em 1938, desde 1991 a Fortaleza é mantida através de gestão compartilhada, utilizando exclusivamente recursos próprios oriundos da arrecadação da visitação, de contribuições de voluntários e do Governo do Estado da Paraíba.


Clique aqui e confira a programação.


Transmissão:

Fanpage da Fundação de Santa Catarina;

Canal do Youtube "Música é da Rua".

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.