Lançamento | Atlanticus: Revista do Museu EXEA

Lançamento | Atlanticus: Revista do Museu EXEA

Leandro Vilar | Museu EXEA

4 de julho de 2022 18:30:00

No volume de estreia do periódico Atlanticus: Revista do Museu EXEA (ISSN – 2764-7358), iniciamos um dos objetivos do museu que consiste no fomento à pesquisa e divulgação do conhecimento. Geralmente museus fazem isso com suas exposições, galerias, mostras, eventos, espetáculos, publicações internas, no entanto, o Museu Marítimo EXEA decidiu que a população também pudesse fazer parte da pesquisa e produção de conhecimento e a solução encontrada para isso foi lançar um periódico.

Esse primeiro volume é formado por cinco artigos de temas diversos, dois da Arqueologia os quais analisam naufrágios no Ceará e em Santa Catarina, e outros três oriundos da História, analisando a história e função da Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo-PB, na proteção da costa, o comércio de algodão paraibano durante o século XIX, e as preocupações da Coroa ibérica em defender o Estreito de Magalhães contra os ataques de Sir Francis Drake no século XVI.


Além desses artigos, o volume 1 também trouxe um verbete contando brevemente a história das caravelas, navios que tiveram um grande papel nas expedições luso-espanholas nos séculos XV e XVI; uma linha temporal de atividades do museu entre 2021 e 2022 e um relatório técnico sobre fardos de borracha advindos de navios alemãs da Segunda Guerra Mundial.


Dessa forma, convido a todos a embarcar nessa jornada pelo conhecimento, subam a bordo, levantem a âncora, soltem as amarras, icem as velas. Divulguem a Atlanticus pelos quatro ventos e os sete mares. Tenham uma boa leitura.


Dr. Leandro Vilar Oliveira

Editor-chefe

Museu EXEA

-

Links:

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.