Matéria: Paraíba em disputa: os 390 anos da guerra em que Espanha, Portugal e Holanda duelaram em Cabedelo - G1PB

Matéria: Paraíba em disputa: os 390 anos da guerra em que Espanha, Portugal e Holanda duelaram em Cabedelo - G1PB

Museu Marítimo EXEA

5 de dezembro de 2021 19:30:00

O Doutor Leandro Vilar, Editor-chefe da Editora do Museu Marítimo EXEA e pesquisador associado, prestou uma consultoria para a matéria "Paraíba em disputa: os 390 anos da guerra em que Espanha, Portugal e Holanda duelaram em Cabedelo" publicada no Portal G1 da Paraíba.

A extensa matéria aborda um dos embates mais importantes e violentos ocorridos no período colonial. Em pleno século XVII, mais precisamente no ano de 1631, de um lado, os neerlandeses, fundadores da Companhia das Índias Ocidentais e, do outro, a União Ibérica, formada por Portugal e Espanha. "Em 1º de dezembro de 1631, os holandeses realizam um culto em Recife em que pediam sorte no combate que estava por vir. No dia seguinte, a frota holandesa com 16 navios e 1.600 homens deixam o porto do Recife. No dia 4, eles chegam à Praia de Cabo Branco. A invasão é ordenada para a manhã do dia 5, em Formosa." Phelipe Caldas, g1 PB (2021) [1] Confira a matéria completa: https://encurtador.com.br/mEIP6 [2] Visite a exposição "A costa nordestina no Brasil holandês": https://www.museuexea.org/exposicao-a-costa-nordestina-no-brasil-holandes

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.