O Museu EXEA tem seu primeiro Plano de Acessibilidade

O Museu EXEA tem seu primeiro Plano de Acessibilidade

Rebeca Garcia | Coordenadora de Diversidade e Inclusão | Museu EXEA

12 de julho de 2022 12:30:00

O Museu EXEA conta agora com uma Coordenação de Diversidade e Inclusão, que elaborou seu primeiro Plano de Acessibilidade. É preciso refletir que aqui não trataremos acessibilidade apenas como adaptações. Ao invés disso, pretendemos que essa diversidade seja parte integralmente de nossa instituição.

Nesse sentido, nossas ações de acessibilidade vão se orientar em dois eixos principais: 1) fazer nosso museu ser inclusivo à diferentes atores sociais e 2) fazer com que esses atores sociais sejam promotores também de conhecimento.


Como se trata de uma iniciativa nova, nesse primeiro Plano de Acessibilidade teremos ações focadas em três grupos: pessoas surdas, pessoas com daltonismo e pessoas cegas ou com baixa visão.


O primeiro Plano de Acessibilidade contemplará o desenvolvimento de ações por um ano, ou seja, segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. A partir dessas primeiras incursões, pretendemos ampliar os grupos contemplados pelo Museu EXEA no segundo Plano de Acessibilidade.

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.