País
Espanha
Cidade / Região
Castro Urdiales / Cantábria
Data da construção
O castelo foi levantado sobre os vestígios de uma igreja anterior, possivelmente no século XIII. O farol foi adicionado no século XIX.
Estado de conservação
Considerado um dos castelos mais antigos e melhor conservados da Cantábria. É visitável. Declarado Bien de Interés Cultural (BIC).
Latitude e Longitude
43°23'04"N 3°12'52"W
Características principais
Fortaleza situada no ponto mais alto da península rochosa, junto à igreja gótica de Santa María de la Asunción. Domina o porto e a baía. A estrutura do castelo medieval destaca-se pela ausência de elementos defensivos complexos, confiando na sua posição elevada. No século XIX, foi integrado um faro na estrutura, que ainda funciona como guia para embarcações. Oferece excelentes vistas panorâmicas sobre a costa e o Mar Cantábrico.
Fonte(s)
BINTER CANARIAS. Castillos en Cantabria que son de visita obligada. El Blog de Binter. [Online]. Disponível em: https://elblog.bintercanarias.com/blog/castillos-en-cantabria-que-son-de-visita-obligada. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
SENSACIÓN RURAL. Castillos de Cantabria que no te puedes perder. [Online]. Disponível em: https://www.sensacionrural.es/blog/castillos-de-cantabria/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
TUS CASAS RURALES. Castillos de Cantabria que visitar. [Online]. Disponível em: https://www.tuscasasrurales.com/blog/castillos-de-cantabria/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.