top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Brasil

Cidade / Região

Cabedelo (PB)

Data da construção

Construção original remonta ao final do século XVI. Passou por diversas reconstruções e ampliações ao longo dos séculos.

Estado de conservação

Tombada pelo IPHAN. Passou por restauro entre 1974 e 1978, valorizando as arcadas do século XVIII.

Latitude e Longitude

6°58'07.9"S 34°50'24.9"W

Características principais

Localizada estrategicamente sobre uma elevação na margem direita da barra do rio Paraíba, inicialmente como um pequeno forte quadrangular de madeira e terra na ponta do Cabedelo, entre o rio e o mar. Marco da ocupação e defesa da Paraíba desde o final do século XVI, a fortificação visava controlar o acesso fluvial e marítimo à região. Ao longo do tempo, sua estrutura evoluiu significativamente: ganhou baluartes no século XVII, totalizando quatro, além de um fosso seco na época das invasões holandesas. A partir de 1638, sob ordem de Maurício de Nassau, a estrutura foi alterada com muralhas de tijolos, mudança na posição do portão e dependências internas. No século XVIII, recebeu muralhas de pedra, fosso com água, muro externo, quatro baluartes e dois meio-baluartes, atingindo o formato atual irregular com dois bastiões e quatro pontas, possuindo fosso com entrada pelo mar e contramuralha, com portada em arco pleno com colunas e brasão, utilizando pedras de cantaria vindas de Lisboa como lastro de navio. Atualmente cercada por terra ao lado do porto e distante do mar devido a aterramento, a fortificação apresenta dois dos baluartes e seus meio-baluartes parcialmente desabados, e o fosso não mais existe. Aberta ao público desde 1984, segue como importante atração turística do litoral paraibano, integra o conjunto candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO e há discussões sobre sua gestão compartilhada envolvendo a UFPB.

Fonte(s)

FORTALEZAS.ORG. Fortaleza de Santa Catarina. Fortalezas.org, [s.d.]. Disponível em:]. Acesso em: 20 abr. 2025.

ICOMOS BRASIL. Fortificaciones y Patrimonio. ICOMOS Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.icomos.org.br/fortificacoes-e-patrimonio?lang=es. Acesso em: 20 abr. 2025.

IPATRIMONIO. Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina. iPatrimonio, [s.d.]. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/cabedelo-fortaleza-de-santa-catarina/. Acesso em: 20 abr. 2025.

OLIVEIRA, Leandro Vilar. Paisagem e arquitetura da Fortaleza de Santa Catarina (PB), entre os séculos XVI ao XVIII. Atlanticus: Revista do Museu EXEA, v. 1, p. 43-69, jul. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). UFPB integra grupo de trabalho para gestão compartilhada da Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo (PB). UFPB, [data não informada]. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-integra-grupo-de-trabalho-para-gestao-compartilhada-da-fortaleza-de-santa-catarina-em-cabedelo-pb. Acesso em: 20 abr. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Fortalezas.org. Cinco curiosidades sobre a candidatura das Fortalezas a Patrimônio Mundial. UFSC, 2022. Disponível em: https://fortalezas.ufsc.br/2022/02/21/cinco-curiosidades-sobre-a-candidatura-das-fortalezas-a-patrimonio-mundial/. Acesso em: 20 abr. 2025.

Fortaleza de Santa Catarina (Cabedelo)

Fortaleza

bottom of page