top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Brasil

Cidade / Região

Salvador (BA)

Data da construção

Construído durante o mandato do governador Diogo Luís de Oliveira (1626-1635).

Estado de conservação

Não detalhado

Latitude e Longitude

12°55'46.8"S 38°31'03.5"W

Características principais

Localizado na Ponta de Humaitá, na parte norte da cidade de Salvador, o forte oferece uma vista panorâmica da entrada da Baía de Todos os Santos. Sua função histórica incluía o cruzamento de fogo com o Forte de Santo Antônio da Barra para a defesa coordenada da baía. A fortificação possui o traço de um hexágono irregular; embora tenha ganhado muralhas de pedra e alvenaria no final do século XVIII, seu formato atual data de meados do mesmo século. Foi tombado pelo IPHAN em 1957. Atualmente, segue em atividade sob administração do Exército, abrigando um museu militar e estando aberto ao turismo. O forte integra o conjunto candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fonte(s)

DIAS, Pedro. História da Arte luso-brasileira: urbanização e fortificação. Lisboa: Almedina, 2004.

ICOMOS BRASIL. Fortificaciones y Patrimonio. ICOMOS Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.icomos.org.br/fortificacoes-e-patrimonio?lang=es. Acesso em: 20 abr. 2025.

IPATRIMONIO. Salvador – Forte de Santo Antônio da Barra. iPatrimonio, [s.d.]. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/salvador-forte-de-santo-antonio-da-barra/. Acesso em: 20 abr. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Fortalezas.org. Cinco curiosidades sobre a candidatura das Fortalezas a Patrimônio Mundial. UFSC, 2022. Disponível em: https://fortalezas.ufsc.br/2022/02/21/cinco-curiosidades-sobre-a-candidatura-das-fortalezas-a-patrimonio-mundial/. Acesso em: 20 abr. 2025.

bottom of page