top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Brasil

Cidade / Região

Ilha de Itamaracá (PE)

Data da construção

Começou a ser construído em 1631 pelos holandeses como medida de assegurar o controle da Ilha de Itamaracá. Nomeado Forte Orange em homenagem a Casa de Orange-Nassau, que atualmente governa os Países Baixos (popularmente Holanda).

Estado de conservação

Aberto à visitação.

Latitude e Longitude

7°48'37.3"S 34°50'21.0"W

Características principais

Localizado à beira-mar no lado sul da Ilha de Itamaracá, inicialmente como um pequeno forte de madeira e terra, mais tarde reforçado com pedras e tijolos, esta fortificação de formato quadrangular com quatro baluartes é testemunho direto da ocupação holandesa e das guerras subsequentes. Com o fim da dominação holandesa em 1654, o forte foi renomeado para Fortaleza de Santa Cruz, passando a ser gerido pelos portugueses e controlando o acesso marítimo à Ilha de Itamaracá e áreas adjacentes. Atualmente, é um ponto turístico e arqueológico, onde pesquisas indicam que a estrutura portuguesa é maior que a holandesa. Encontrando-se em processo de restauro há vários anos, o forte segue como atração turística e sítio arqueológico, com as ondas colidindo com um de seus baluartes na maré alta. A fortificação integra o conjunto candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO e foi incluída em um programa de concessão.

Fonte(s)

ACERVO DIGITAL IPHAN. ****. IPHAN, [data]. Disponível em:]. Acesso em: 20 abr. 2025. <br> ICOMOS BRASIL. Fortificaciones y Patrimonio. ICOMOS Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.icomos.org.br/fortificacoes-e-patrimonio?lang=es. Acesso em: 20 abr. 2025.

ALBUQUERQUE, Marcos. Arqueologia do Forte Orange: o forte holandês. Revista DaCultura, ano X, nº 17, p. 36-43, agosto de 2010.

PROGRAMA DE PARCERIAS DE INVESTIMENTOS (PPI). Forte Orange localizado no estado de Pernambuco. Governo Federal, [s.d.]. Disponível em: https://ppi.gov.br/projetos/forte-orange-localizado-no-estado-de-pernambuco/. Acesso em: 20 abr. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Fortalezas.org. Cinco curiosidades sobre a candidatura das Fortalezas a Patrimônio Mundial. UFSC, 2022. Disponível em: https://fortalezas.ufsc.br/2022/02/21/cinco-curiosidades-sobre-a-candidatura-das-fortalezas-a-patrimonio-mundial/. Acesso em: 20 abr. 2025.

Forte de Santa Cruz de Itamaracá (Forte Orange)

Forte / Fortaleza

bottom of page