top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

País

Portugal

Cidade / Região

Vila do Conde / Porto

Data da construção

As obras iniciaram-se entre 1570 e 1573, durante o reinado de D. Sebastião, mas a conclusão só ocorreu em 1642, já no reinado de D. João IV. A necessidade de proteger a foz do rio Ave, importante porto de pesca e estaleiro naval, remontava já à Idade Média. O longo hiato entre o início e a conclusão da construção (cerca de 70 anos) sugere interrupções significativas, possivelmente ligadas à crise de sucessão de 1580, ao período da União Ibérica, e à retoma do projeto apenas no contexto da Guerra da Restauração, quando a defesa costeira se tornou novamente prioritária para a coroa portuguesa restaurada.

Estado de conservação

Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP). A estrutura foi recuperada na década de 1990 e adaptada a unidade hoteleira e espaço para eventos sociais e culturais. Esta adaptação, embora tenha preservado a estrutura externa, levou à perda de muitas das características primitivas dos espaços interiores, ilustrando o dilema frequente entre a conservação integral do património militar e a necessidade de encontrar usos economicamente viáveis que podem comprometer a autenticidade histórica interna.

Latitude e Longitude

41°20'30"N 8°45'06"W

Características principais

Imóvel implantado a noroeste da barra do rio Ave, junto à praia da Senhora da Guia. Apresenta planta estrelada composta por cinco baluartes que circundam uma ampla praça de armas interior. Três dos baluartes possuem guaritas. A porta de armas, virada a terra, exibe uma moldura em arco de volta perfeita, sobre a qual se encontra o escudo de armas de Portugal. No interior subsistem espaços que correspondiam originalmente às casamatas, casa do governador, cozinha, paiol e restos de uma capela.

Fonte(s)

MIRANDA, Marta. Vila do Conde. Lisboa: Editorial Presença, 1998.

NEVES, Joaquim Pacheco. Vila do Conde. Vila do Conde: [s.n.], 1991.

PROENÇA, Raul. Guia de Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. v. 4, t. I: Entre Douro e Minho, Douro Litoral.

RIBEIRO, José António Salazar. Filipe Tércio. Ingegnere e Architetto em Portugal. 1577-1597. Porto: [s.n.], 2016. (Dissertação de mestrado).

Forte de São João Baptista (Vila do Conde)

Forte

bottom of page