País
Espanha
Cidade / Região
Santoña / Cantábria
Data da construção
Construído em 1668 sobre um antigo castelo (Castillo de la Torrecilla). Foi a primeira fortificação defensiva da baía de Santoña.
Estado de conservação
Declarado Bien de Interés Cultural (BIC) com categoria de Monumento Histórico em 1992. Atualmente é propriedade privada e encontra-se em estado de abandono, embora seja visitável externamente e acessível por caminhos pedestres.
Latitude e Longitude
43°26'14"N 3°26'20"W
Características principais
Situado na falda do Monte Buciero, controlando a entrada da baía. Possui uma galeria em forma de L com terraço e barbeta para canhões. A bateria baixa apresenta dois níveis de fogo: um acasamatado (coberto) e outro superior a barbeta, com posições para canhões e parapeito para fuzilaria. Uma avançada a sudeste reforçava a defesa. Com 37 canhões, era essencial na defesa do porto.
Fonte(s)
BINTER CANARIAS. Castillos en Cantabria que son de visita obligada. El Blog de Binter. [Online]. Disponível em: https://elblog.bintercanarias.com/blog/castillos-en-cantabria-que-son-de-visita-obligada. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
FARO DEL CABALLO. Fuerte San Carlos - Santoña. [Online]. Disponível em: https://farodelcaballo.es/fuerte-san-carlos-santona/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
GOBIERNO DE CANTABRIA. Consejería de Cultura, Turismo y Deporte. Listado Patrimonio Cultural de Cantabria. [Online]. Disponível em: https://www.culturadecantabria.com/listado-patrimonio. Acesso em: 30 de Abril de 2025.
TUS CASAS RURALES. Castillos de Cantabria que visitar. [Online]. Disponível em: https://www.tuscasasrurales.com/blog/castillos-de-cantabria/. Acesso em: 30 de Abril de 2025.