365 dias do Museu EXEA

365 dias do Museu EXEA

Ticiano Alves

2 de março de 2022 00:00:00

No dia 01 de Março de 2021 lançamos a nossa embarcação.

Em nossa proa as palavras Museu Marítimo EXEA se encaixava com exatidão ao objetivo da tripulação. Sabíamos dos perigos do mar. Já tínhamos sido alertados por Fernando Pessoa que dizia "Deus ao mar o perigo e o abismo deu (...)". Mas Pessoa também nos trouxe a calmaria quando afirmou "(...) Mas nele [, no mar,] é que espelhou o céu". Podemos pensar no perigo, ou podemos nos voltar ao céu espelhado. Preferimos esse último, que é tão bem retratado por Castro Alves em "O Navio negreiro":


"Dois infinitos

Ali se estreitam num abraço insano,

Azuis, dourados, plácidos, sublimes...

Qual dos dous é o céu? qual o oceano?.."


O mar é um oceano de antíteses. Consegue ser perigoso e apaixonante; nos manter distantes e nos aproximar; ser obstáculo e ponte; raso e profundo; translúcido e misterioso; ser motivo de paz e de guerra. É a relação do ser humano com esse "Mar Oceano" repleto de contradições que o Museu Marítimo EXEA busca estudar.


Nós, tripulantes do Museu, agradecemos à todos que nos visitaram em nosso primeiro ano de navegação. Queremos continuar contando com cada um de vocês, para conseguirmos popularizar o patrimônio cultural marítimo e assim promover a sua salvaguardar.

--

01 de Março de 2022

Por Ticiano Alves

Diretor Geral do Museu Marítimo EXEA


#museu #museumaritimo #museuexea #museum #maritimemuseum #patrimoniocultural #culturamaritima #patrimonioculturalmaritimo #oceanoatlantico #atlantico #povosdomar #trabalhadoresdomar #tripulacao #navegacaomaritima #mar #cultura #cultural #embarcacao

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.