top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

A cultura das velas em Cabedelo

12/04/22, 15:00

Usando seu vínculo afetivo com a Comunidade de Jardim Manguinhos, localizada às margens do estuário do Rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, Ocione, sob a orientação do Professor Dr. Ticiano Alves, construiu uma narrativa que apresenta a luta pela sobrevivência da vela em pequenas embarcações. Em um mundo onde tudo tem que ser feito de forma rápida e prática, a vela perdeu seu espaço para o motor de rabeta. Contudo, o que tem dado uma sobrevida a mesma, são as corridas de caícos que ocorrem durante o ano partindo de Jardim Manguinhos ou do litoral da cidade.


Compreendendo a importância cultural das velas, a exposição teve como intuito, nas palavras do próprio aluno, “preservar o registro desse conhecimento em instituições museológicas torna-se fundamental para o resguardo da cultura que permeia a cidade”.


Como orientador e Diretor Geral do Museu Marítimo EXEA, o que mais me deixou feliz com a exposição foi a temática, que abordou o simples, o micro, o pescador que usa o caíco. Até então, tínhamos contemplado no Museu as Marinhas Mercante e a de Guerra, que também são temáticas válidas, é claro. Contudo, o patrimônio cultural marítimo é amplo, pois envolve o produto material e imaterial da relação do ser-humano com o mar, não se restringindo a narrativas dominantes. (Ticiano Alves)


Utilizando-se de fotografias autorais, onde apenas os elementos ligados às velas possuem cores, a exposição foi construída direto na plataforma do Google Arts & Culture, que possui mais de 2000 museus cadastrados. Entre eles, está o Museu Marítimo EXEA, que assinou, no início de fevereiro de 2022, uma parceria com o Google. Pela parceria ser recente, a “Cultura das velas em Cabedelo” é apenas a segunda exposição virtual do Museu EXEA na plataforma.


A publicação na plataforma do Arts & Culture precisa passar pela aprovação das Coordenações do Google Arts & Culture no Brasil e na França. Um dos critérios, além da originalidade da temática, é que a exposição tem que ser bilíngue. Ela foi enviada em Inglês, como idioma principal, e traduzida para o Português, como segundo idioma.


A exposição virtual pode ser acessada pelos links abaixo:

bottom of page